terça-feira, 23 de outubro de 2012

Eu continuo esperando!

Olá amigo(a).

Há exatos 178 anos, em uma manhã como esta, milhares de pessoas voltavam para seus lares desconsoladas, desapontadas, tristes e duvidosas. O sol havia raiado, as aves gorgeavam natural e graciosamente, os animais iam para o pasto e as crianças iam para a escola. Os sepulcros continuavam fechados, os homens continuavam mortais e a injustiça ainda reinava. A Terra estava exatamente como o crepúsculo anterior a havia deixado. Jesus não havia voltado.

Guilherme Miller estivera pregando por mais de duas décadas sobre o retorno iminente de Jesus, trazendo o juízo sobre o mundo. Muitos creram e se prepararam para o grande encontro: 22 de outubro de 1844, o dia da expiação do calendário judeu, 2300 anos após o terceiro decreto para construir e edificar Jerusalém, dado por Artaxerxes, em 457 a.C. Mas esta data indicava o início da fase final do ministério de Cristo no santuário celestial, e não o seu retorno à Terra.

Um pastor que havia pregado com fervor sobre a segunda vinda de Jesus havia falecido poucos dias antes da data. Os familiares consolavam-se dizendo que veriam o seu ente querido dentro muito em breve. Assim como eles, muitas pessoas depositaram todas as suas esperanças e recursos na promessa da vida eterna com Jesus. A decepção fora tão amarga que João profetizara sobre ela como sendo um livrinho doce na boca, mas amargo no ventre (Ap. 10:9).

Por que Deus permitiu que os mileritas se enganassem a respeito da volta de Cristo? 
" Vi o desapontamento dos que confiavam, quando Jesus não voltou no tempo que esperavam. Havia sido propósito de Deus ocultar o futuro e levar o Seu povo a um ponto de decisão. Sem a pregação de um tempo definido para a vinda de Cristo, a obra que Deus designara não teria sido executada. - Primeiros Escritos - p. 246."
O grande mistério da Providência encontra meios de executar Seu propósito sem invadir a personalidade do homem (como faz Satanás) e sem ferir o livre arbítrio, ainda que sejam dolorosos os processos pelos quais o homem é levado ao confronto consigo mesmo e à salvação.

O plano de Deus era que a Igreja tivesse mantido o mesmo fervor milerita e anunciasse o retorno de Cristo com o mesmo zelo e entusiasmo, com uma fé ardente e a plena certeza mostrada pelas suas obras. Jesus já teria retornado se isto tivesse ocorrido.

E então, por que Jesus ainda não voltou?

"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; masé longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9"

Note-se que o apóstolo Pedro usa a palavra "conosco", referindo-se aos cristãos. São os cristãos que devem preparar-se para a volta de Jesus.

"Os juízos de Deus cairão sobre os que procuram oprimir e destruir Seu povo. Sua grande longanimidade para com os ímpios, torna audazes os homens na transgressão, mas seu castigo, embora muito retardado, não é menos certo e terrível. "O Senhor Se levantará como no monte de Perazim, e Se irará, como no vale de Gibeom, para fazer a Sua obra, a Sua estranha obra, e para executar o Seu ato, o Seu estranho ato." Isa. 28:21. Para o nosso misericordioso Deus, o infligir castigo é ato estranho. "Vivo Eu, diz o Senhor Jeová, que não tenho prazer na morte do ímpio." Ezeq. 33:11. O Senhor é "misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade;... que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado". Todavia, "ao culpado não tem por inocente". O Senhor é tardio em irar-Se, mas grande em força, e ao culpado não tem por inocente." Êxo. 34:6 e 7; Naum 1:3. Reivindicará com terríveis manifestações a dignidade de Sua lei espezinhada. A severidade da retribuição que aguarda o transgressor pode ser julgada pela relutância do Senhor em executar justiça. A nação que por tanto tempo Ele suporta, e que não ferirá antes de haver ela enchido a medida de sua iniqüidade, segundo os cálculos divinos, beberá, por fim, a taça da ira sem mistura de misericórdia. " O Grande Conflito, p. 627.

A Bíblia afirma mais de 2.300 vezes que Jesus virá pela segunda vez. Existem inúmeras profecias que apontam a época e os sinais de Sua volta. Ao mesmo tempo, diz que "o dia dO Senhor vem como ladrão" (quando menos se espera - 1Ts 5:2). Como pode esta aparente contradição ser entendida? A resposta está em onde os homens estarão com o seu coração. Quanto mais absortos nos negócios e planos terrenos, mesmo que bons em si mesmos, menos atenção ao estado de sua alma e aos sinais do fim darão. Mais importante do que crer e pregar no retorno de Cristo, é conhecer o Cristo que retornará, entregar-se a Ele e relacionar-se com Ele, mesmo que isso não agrade ao coração natural. Não é o sentimento humano que o salva, mas Jesus. O que Jesus quer é sua (força de) vontade, sua decisão, e não sua inclinação humana. Muitos estão se perdendo por não entenderem este dilema.

Jesus não voltou ainda por desejar que todos nós nos salvemos. Como está sua vida? Você realmente crê que nosso mundo está muito perto do final? Suas palavras, escolhas, planos, sonhos, lutas, hábitos confirmam esta crença? O que você vez, ouviu, sentiu, falou, buscou, planejou no exato dia de hoje atesta que você está buscando o Reino de Deus e a Sua justiça?

Ore pela volta de Cristo e, mais importante, para estarmos preparados. Deus precisa intervir na Igreja, precisamos desesperadamente de Cristo e do poder dO Espírito Santo. A igreja precisa de reavivamento e reforma.

Hoje é um novo dia. A porta da Graça ainda está aberta. Jesus está ministrando por cada um de nós no Santuário Celestial. Há esperança ainda hoje para o maior dos pecadores. Tome uma decisão "no tempo que se chama hoje" (Hb 3:13). Pela Graça de Deus, eu continuo esperando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário