terça-feira, 24 de abril de 2012

Chuvas na Bíblia: Temporã e Serôdia


Estes termos estão relacionados ao ciclo de chuva de Israel. A temporã regava a semente plantada e ajudava a germinar, enquanto a serôdia caía no fim do ciclo agrícola para amadurecer o grão e leva-lo até a colheita.
As duas eram importantes para ter uma boa colheita, sem a primeira não germinaria a semente, sem a segunda a espiga não estaria pronta para a colheita. Como o orvalho e a chuva são dados primeiro para fazer com que a semente germine, e então para amadurecer a colheita, assim é dado o Espírito Santo para levar avante, de uma etapa para outra, o processo de crescimento espiritual.(E recebereis poder, Ellen White).
Historicamente a chuva temporã caiu no Pentecostes, em 31d.C. Os discípulos oraram com intenso fervor para serem habilitados a se aproximar dos homens, Só depois de haverem entrado em união perfeita, quando não mais contendiam pelas posições mais elevadas, foi o Espírito derramado. (Testemunhos Seletos, vol.3)
 Assim como a "chuva temporã" foi dada, no derramamento do Espírito Santo no início do evangelho, para efetuar a germinação da preciosa semente, a "chuva serôdia" será dada em seu final para o amadurecimento da seara. O Grande Conflito, pág. 611.


Nenhum comentário:

Postar um comentário