terça-feira, 24 de abril de 2012

Janelas da Alma


    Esse ano estamos estudando aspectos relacionados ao Reavivamento e Reforma, e para começarmos vamos lembrar o que significam estas palavras. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, enquanto reforma seria a mudança nos hábitos e práticas, e ambas caminham juntas, uma depende da outra.
Precisamos trabalhar e colocar em prática estes dois conceitos porque chegamos no final da história deste mundo e temos que nos preparar para os eventos que se seguirão e para o encontro com Cristo. As escolhas que fazemos aqui e a forma que vivemos mostrarão em que lado estaremos naquele dia, e se faremos a maravilhosa viagem até o céu, acompanhados por nosso anjo. E quando pensamos em preparar o necessário para uma viagem muitos aspectos precisam ser levados em conta. Que exemplos vocês dariam? (Mala, quem vai cuidar da casa, passagens, seguro)
Mas na ida para o céu nosso preparo é diferente, pois não precisamos de nenhum destes cuidados que comumente temos. Qual será a única bagagem que levaremos para o céu? É o caráter. Nosso caráter precisa ser moldado e preparado, através da comunhão com Deus, estudo Bíblia, testemunho, para que esteja de acordo com a nova vida que teremos.
E como trabalhamos nosso caráter? Nossa mente? Nosso coração? O Espírito de Profecia utiliza o termo janelas da alma para designar os caminhos que atingem nossa mente e que guiarão nossas escolhas, formarão nossos hábitos, serão expressos em ações e finalmente formarão nosso caráter. 
Se os seres humanos abrissem as janelas da alma em direção ao Céu, apreciando as divinas dádivas, por elas penetraria uma onda de restauradora virtude. (A ciência do Bom viver)
Quais seriam então essas janelas? Nossos sentidos: visão, audição, tato, paladar, olfato. Tudo que temos contato nos influencia e consequentemente terá ligação com a formação de nosso caráter.
Então qual deve ser a nossa atitude? 
Regozijai-vos em Deus. Cristo é luz, e nEle não há trevas. Olhai para a luz. Acostumai-vos a contar os louvores de Deus. Tornai outros felizes. Este é vosso primeiro trabalho. Ele fortalecerá os melhores traços de caráter. Abri as janelas da alma francamente para o Céu, e deixai o sol da justiça de Cristo entrar. De manhã, ao meio-dia e à noite, vossos corações podem encher-se dos brilhantes raios da luz do Céu. Review and Herald, 7 de abril de 1904. 
As janelas da alma devem ser fechadas em direção da Terra e escancaradas para o Céu, a fim de que os brilhantes raios do Sol da justiça tenham livre acesso. A memória deve ser refrigerada por princípios bíblicos. A mente deve ser mantida clara e pura, para que possa distinguir entre o bem e o mal. Ao repetirdes a oração que Cristo ensinou a Seus discípulos, e então lutardes para respondê-la na vida diária, o Espírito Santo renovará a mente e o coração e vos dará forças para cumprir altos e santos desígnios.(Mente, caráter e personalidade, vol1)
Devemos então ter cuidado total com que entra por estas janelas, selecionando o que nos aproxima mais do céu e evitando o que leva nossos pensamentos para as preocupações deste mundo e nos afasta de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário